sexta-feira, 29 de junho de 2012

TODOS DEVERIAM GANHAR UMA FLOR



 

TODOS DEVERIAM GANHAR UMA FLOR
(Francine Krum Gonçalves)


Quando acordamos pela manhã, levantamos da cama aconchegante, quentinha; fazemos todo aquele ritual higiênico, tomamos um café delicioso, vamos para um trabalho digno, almoçamos e continuamos naquela dita "mesmice"; nem imaginamos que do outro lado, existem pessoas que fariam de tudo para ter essa rotina, para ganhar um pouco de dignidade e respeito. 
"Quase ninguém valoriza a vida que tem e que leva, até conhecer a outra face desta mesma vida. E como é bom saber que somos privilegiados, que somos seres perfeitos, dotados de uma enorme riqueza que é a da saúde, da boa família, do carinho, do trabalho digno e da auto-estima elevada.Estou escrevendo esta mensagem porque a experiência que tive e estou tendo é tão grande e gratificante que vale a pena contar e dividir. Passei dois anos convivendo com crianças carentes de carinho e de teto que me ensinaram a maior das sabedorias que é transformar o pouco em muito, valorizar tudo o que se tem e amar o próximo sem distinção. A primeira vez que ouvi frases do tipo:
- "Tia você tem uma cama só para você"?
 
- " Por que Deus te deu essa vida boa e eu passo fome e sou espancado"? " Sou pobre mas sou feliz, comi sopa ontem à noite..." (era água com farinha). Percebi que as minhas reclamações eram fúteis, sem cabimento.Quem era eu para exigir a melhor calça jeans, diversidade no almoço de todos os dias, viagem longa nas férias? Meu Deus!! Pensei, obrigada por eu ter uma cama (alguém já pensou nisso? É tão normal ter uma cama, não é ?). Que direito eu tinha de falar que a minha vida ia mal em algum aspecto, que bom ter uma rotina, uma mãe para reclamar que o guarda-roupa está uma bagunça, que todas as noites só tem pão com manteiga, doce, café, bolo... Que vergonha!
"Mulheres reclamam da falta da lava-louça, do microondas último tipo, que a televisão da vizinha é mais moderna, mas esquecem que têm um teto, uma família, carinho e não passam fome nem frio. Enfim, os sentimentos de ganância, ambição, egoísmo, inveja, materialismo, sobrepõem os de valorização, humildade, fraternidade, honestidade etc. Tem como o mundo melhorar? O país ir para frente?
"Na mais recente visita a uma instituição (Fundação Solidariedade) como membro do Projeto Criança, meu desejo foi cair prostrada de joelhos em agradecimento
e, a minha vontade, transformar o pouco que eu faço,
em muito. Vi uma criança de cinco anos espancada,
em casa, cheia de hematomas pelo corpo, totalmente
aterrorizada e frustrada, sem aquele brilho no olhar,
característico das crianças ativas e saudáveis. Percebi
a carência em seus olhos, a vontade de ser amada, de
ver um sorriso, de obter um "oi". Ela não queria uma
casona, brinquedos sofisticados, andar no carro do
ano 
e, sim, AMOR, carinho, compreensão, tanta coisa
abstrata mas de infinito valor. Ela olhou-me nos olhos
estendeu a mão e disse:- Posso te dar um "abaço"?

- "Vochê" me dá um "beso"?
- "Nossa, pensei, o que eu preciso dar é tão pouco, não me custa nada. Porque nós não cultivamos, não damos e não dividimos afeto? Não precisa ter dinheiro para ajudar, nem tempo de sobra. Basta possuir a capacidade de amar sem distinção e exteriorizar isso, nem que seja com um sorriso, um aperto de mão, um muito obrigado.
"O tempo todo que essa criança brincou ao meu lado, não demonstrou revolta, rebeldia nem mesmo agressividade, apenas gritava com o coração: - Me dêem uma chance de ser feliz, de provar que sou um ser humano e posso crescer, progredir...
"Quando eu estava indo embora (já dentro do carro) em grandes reflexões, vi aquela pequenininha vindo
em minha direção e dizendo: -"Espela, espela, ó é pa vochê"...

"Era uma flor. Uma das mais lindas que já recebi e com certeza o gesto de amor mais lindo que já vi. Jamais jogarei fora esta flor, Vou olhá-la para sempre quando achar que estou com problemas ou triste, pois é o símbolo e o lembrete da minha vida perfeita e do
outro lado imperfeito.

Desejo a todos os meus amigos,
uma semana pleno de amor e luz,
No Terno Colinho de Jesus.
/carinhos
                     
'================================== ' 'Script written by Rita.d