segunda-feira, 4 de junho de 2012

Elogios e Críticas


ELOGIOS E CRÍTICAS

"Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do Alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação, ou sombra de mudança".
(Tiago, 1:17)
Se o Sol dependesse da aprovação humana para alimentar a vida que se lhe gravita em derredor, certo que, desde muito, estaria reduzido a montão de cinzas.
Se a Terra sofresse com as censuras que lhe são constantemente desfechadas por todos aqueles que a categorizam por vale de lágrimas, já teria descido à condição de um cemitério no Espaço.
Se a semente rejeitasse a solidão e a morte a que se vê relegada no solo, a fim de colaborar no sustento do mundo, as criaturas estariam, há muito tempo, sem a bênção do pão.
Se a fonte recusasse o regime de mudança incessante e permanente em que é chamada a servir, a vida organizada na Terra se mostraria confinada a primitivismo e estagnação.
Se a árvore só produzisse sob aplausos, o fruto não abençoaria a mesa dos homens.
Obreiros da Verdade e do Bem, reflitamos nas lições simples da Natureza e trabalhemos.
Agradecei o louvor que vos fortalece para o desempenho das obrigações naturais do mundo e aproveitai com resignação a advertência que a crítica vos dê.
Entretanto, se precisamos de elogio para trabalhar e se a admoestação nos paralisa as faculdades de servir, estamos ainda longe de compreender o tesouro das oportunidades de aprimoramento e elevação que nos enriquece os caminhos, de vez que, acima de tudo, a bênção que nos reconforta, a luz que clareia a estrada, a força que nos sustenta e o apoio que nos escora chegam sempre de Mais Alto e procedem, originária e tão-somente, de Deus.
(Do livro “Segue-me!...” – Espírito Emmanuel/Médium Chico Xavier).



--
Questão 662: PODE-SE ORAR UTILMENTE PELOS OUTROS? Resposta: O Espírito daquele que ora está agindo pela vontade de fazer o bem. Pela prece atrai a ele os bons Espíritos que se associam ao bem que deseja fazer.-Livro dos Espíritos, 65ª edição-tradução de J. Herculano Pires.