quarta-feira, 4 de abril de 2012

Relembrando Chico Xavier em seu Aniversário

Caríssimo Ismael, dentre todos os depoimentos públicos de Chico Xavier ao longo de sua extraordinária vida de renúncia e amor à Causa do Evangelho Redivivo, talvez que a mais importante delas, especialmente a ser aplicada nos dias atuais em nosso Movimento Espírita, seja esta resposta que o amado médium e amigo deu ao Dr. Milton Maguollo, registrada no livro Chico Xavier - Fonte de Luz e Bençãos.
Abraços de sempre,
Geraldinho Lemos

" Como Caminhara a Doutrina Espirita? / Do Livro: Chico Xavier - Fonte de Luz e Bencaos / Autores: Urbano T. Vieira e Dirceu Abdala


Dr. Rossi e Dr. Milton Maguollo, no dia trinta de abril de 1998, juntos tomavam salutar refeição em companhia de Chico Xavier, na residência deste, ocasião em que o Dr. Maguollo endereça ao Chico a seguinte pergunta:

- Prezado Chico, como caminhará a Doutrina Espírita?

Responde Chico:

- O que dela fizermos hoje.

Depois, observando a ambos, no seu abençoado silêncio, acrescenta:

- A Doutrina Espírita que aprendemos com Kardec é aquela que, nos Centros Espíritas, aprendemos com seus estudos e vivências e onde os dirigentes e colaboradores devem sentar-se com seus freqüentadores para ouvi-los, sentir sua dificuldades, muitas vezes bem maiores que as nossas; é falar-lhes da fé, da esperança que nunca morre; é mostrar-lhes a fraternidade que pregamos, que as soluções dos problemas virão a seu tempo e que o trabalho interior gera a reforma íntima; é servir; é ter o Evangelho dentro do coração.

Continua o meigo médium:

- Doutrina Espírita é tomar a criança no colo, afagar-lhe a cabeça com amor e respeito, porque o gesto espontâneo gravará em seu espírito.

Chico volta ao mutismo e não satisfeito, completa:

- Doutrina Espírita é falar com palavras simples que falam ao coração, é renovar esperanças, é providenciar o estudo, a educação religiosa e quanto possível suprir aqueles que necessitam do alimento, do remédio, do agasalho, do emprego, é fazer enfim o que Jesus fez, na simplicidade e na humildade. A Doutrina Espírita é servir, sem o menor interesse de qualquer espécie. É a graça de Deus.

Segundo consta na tradição espírita, Nosso Senhor Jesus Cristo nunca deixou de atender uma pessoa, principalmente o carente.

Com isso Chico nos mostra sua missão, seu exemplo e o papel de Consolador a serviço de Nosso Senhor Jesus Cristo.